quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O Terceiro Paroquiato - Padre João Batista Rodrigues Vasconcelos (2000 até os dias atuais) Parte I - Chegada, Trabalho Pastoral e Seus Feitos por Nossa Terra

Padre João Batista Rodrigues Vasconcelos
Com uma história de quase 70 Anos, a Paróquia de Bela Cruz, como sabemos está no seu Terceiro Paroquiato. 
Para entender, retomemos um pouco da nossa história: após a transferência de Padre Rômulo para a Paróquia de Meruoca, em maio de 2000, o emérito Monsenhor Odécio reassumiu as funções de pároco. Durante este período que durou 6 meses e alguns dias, o Monsenhor conclamou a comunidade a receber o novo Pastor com muito amor e que zelássemos pelo seu trabalho.
A posse do novo Pároco aconteceu no dia 19 de novembro de 2000, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, contando com a presença do Sr. Bispo diocesano D. Aldo Pagotto, do Monsenhor Odécio, do Juiz Eclesiástico Padre João Batista Nery, entre outros Sacerdotes, além de familiares do novo pároco, autoridades locais, numerosa multidão de belacruzenses e uma caravana de ex-paroquianos do Padre João Vasconcelos, vindos da Paróquia de Santo Antônio de Cariré. A palavra de Acolhida ao novo Pároco foi feita pelo Professor José Arimatéa Freitas, membro dos grupos paroquiais.
Ao chegar, dali a apenas 9 dias daria início a sua I Festa da Padroeira, como pároco de Bela Cruz. Naquele momento, encerrariam-se assim as reflexões inciadas por Padre Rômulo ainda em 1997. O tema da Festa foi: "Santíssima Trindade e Eucaristia: partilha, serviço e missão".
Desde que chegou, Padre João trabalhou ardentemente em todos os sentidos na concretização de um serviço pastoral atuante.
Desde jovem, militante nas Pastorais Sociais, desenvolveu uma sensibilidade afinada aos problemas que afligem os irmãos mais necessitados: assim, atuou junto aos movimentos sociais na aquisição de cisternas de placa, afim de garantir água aos irmãos e irmãs das comunidades. Promoveu parcerias com a Cáritas Diocesana e Regional, promovendo formações e projetos auto-sustentáveis no município. Participou da criação do Fórum do Semi-Árido, entidade de luta por melhorias para as comunidades rurais; tem promovido um trabalho amplo durante o ano inteiro, com base nas reflexões propostas pela Campanha da Fraternidade, além da recente criação da Pastoral da Educação, implantação da Pastoral do Dízimo em cada comunidade e outras atividades pastorais.
Coração de Jesus, pintura no
 forro da Matriz.
Por estas palavras, já dá pra perceber que a contribuição do Padre João em diversas áreas é notável, não só na liturgia e no trabalho eclesial, mas também social, educacional e outros.
Desde sua chegada, Padre João projetou obras importantes para a estrutura da Paróquia: a nova casa Paroquia foi o primeiro destes projetos. Em seguida, com uma visão de melhoria dos serviços pastorais, reformou o prédio onde funcionou antes o Externato Santa Luiza de Marilac. O novo espaço é para acolhimento de assembleias e  reuniões dos grupos pastorais, bem como outros eventos. A inauguração se deu a 14 de setembro de 2003, Festa da Exaltação da Santa Cruz. Em 2005, percebeu que a Igreja Matriz estava necessitando de uma reforma: convocado o Conselho Paroquial e ouvindo-se as opiniões de especialistas, viu-se que o trabalho seria árduo e custaria muito caro. Assim, o Conselho criou a Campanha "Amigos da Igreja Matriz de Bela Cruz", que visava captar recursos de doadores, filhos do município em outros locais, promoções sociais e outros.
Centro Pastoral Monsenhor
Odécio
A reforma custou muito, pois foi preciso fazer uma completa reestruturação, que incluiu forro, novo piso de mármore, reconstituição da arte sacra, pinturas no forro, construção do altar do Santíssimo, mudança do túmulo de Monsenhor Odécio para o Altar de São José, novo piso em mármore, aquisição de novos bancos anatômicos, mudança do reboco externo, pintura externa e interna, mudança do sistema de som e ventilação, nova iluminação externa e interna, reconstituição do coro entre outras coisas. A Igreja, que desde os tempos de sua construção já tinha fama de ser um dos mais belos tempos do Estado do Ceará, reafirmou esta tese. Hoje, além de bela, é ampla e confortável e recebe carinhosamente todos os seus filhos.
Matriz após a reforma
Após a conclusão da Matriz, Padre João e o Conselho Pastoral, atendendo a um apelo da comunidade, adentraram em novo projeto: a construção da Capela da Mãe e Rainha no Bairro Córrego Grande. Hoje, após o seu encerramento, a Paróquia está construindo a nova Capela, dedicada a São Paulo, no Bairro de Ipueiras.
Em 2009, algumas comunidades antes pertencente a Paróquia (inclusive a minha, a Capela da Sagrada Família) formaram uma nova Área Pastoral, sediada em Celsolândia-Acaraú/CE, dedicada a São João Batista.
Hoje, já com quase 11 anos de Bela Cruz e quase 21 de Sacerdote, Padre João ainda em Bela Cruz, conta com o carinho da nossa população por todas as coisas boas que tem feito.
Este é apenas um breve resumo da atividade pastoral de Padre João que, sem dúvida, é bem mais que isto.

Em breve, a parte II desta matéria!

CRÉDITOS:
- redação própria (Marcos Araújo), como testemunha ocular do período.

IMAGENS: Edilson Sampaio (Padre João). As outras são próprias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paróquia de Bela Cruz recebe quinto pároco - Pe. Francisco Cláudio

Foi empossado na noite deste sábado (03) o quinto pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Bela Cruz Pe. Francisco Cláudio do Na...