Odécio Loiola Sampaio - Nasceu numa fazenda do povoado de Novo Oriente, à época Distrito de Independência, em 17 de fevereiro de 1916, filho de Francisco Rodrigues Sampaio e Maria Inácia Loiola (em seu testamento o Padre a chama de Maria Inácia de Oliveira). Entrou no Seminário Diocesano de Sobral em 1928, permanecendo aqui até 1935, quando ingressou no Seminário da Arquidiocese - Prainha, Fortaleza-CE.
![]() |
Matriz de Novo Oriente-Ce lugar onde nasceu Odécio. |
Ordenação: 30 de novembro de 1941 (por Dom José Tupinambá da Frota)
Primeira Missa: Catedral de Crato-CE.
Nomeado para Bela Cruz em 31 de dezembro de 1941, dois dias após a criação da Paróquia.
Posse: 11 de janeiro de 1942.
Fim do Paroquiato: 17/02/1996
Vigário Emérito: 17/02/1996 a 02/05/2000 e 19/11/2000 a 04/07/2001.
Assumiu interinamente como Pároco entre: 02/05/2000 a 19/11/2000.
Após sua chegada em 1942, Padre Odécio deu início a uma relação que duraria quase sessenta anos: seu Paroquiato na recém-criada Paróquia de Bela Cruz. Segundo nos conta o Historiador Vicente Freitas, no livro "Bela Cruz - Uma Biografia do Município", pg. 81, assim ele se apresentou: "Eis o vosso vigário", tornando a repetir a mesma frase no cinquentenário da Paróquia em 1992.
A Matriz até o ano 2005 |
Sua primeira grande empreitada enquanto pároco foi promover a reforma da Igreja, agora já Matriz. Os trabalhos duraram três anos e foram coordenados pelo arquiteto italiano Agostinho Odísio Baume, sob supervisão do Padre.
A bênção da nova Matriz se deu a 21 de setembro de 1948, pelas mãos de Monsenhor Olavo Passos, à época Vigário Geral da Diocese de Sobral. Entre as características marcantes do prédio estão sua torre de 35m de altura, encimada por uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, medindo 3m.
As ações de Monsenhor Odécio ultrapassaram o campo religioso e adentraram nos campos da cultura e educação. Homem de conhecimentos profundos, diz o meu avô que o mesmo costumava dizer: "Só vai vencer na vida quem sabe". Demonstrando tamanha preocupação com a educação, em 1945 criou o centro Catequético Pio XII, destinado ao ensino primário e a catequese. Em 1947, cria o Instituto Imaculada Conceição. Em 1960, criou o Patronato Imaculada Conceição, entidade que ministrava cursos do Ginasial e Normal. Seus cuidados foram entregues às Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Ainda demonstrando sua ação enquanto benfeitor da educação, Padre Odécio fundou em 1988 a Creche Maria Inácia Loiola, em homenagem a sua mãe, destinada a acolher crianças carentes do município, proporcionando-lhes o Ensino Infantil.
Nos anos seguintes a sua chegada, Padre Odécio, preocupado com a pregação do Evangelho nos rincões mais distantes da Paróquia, procedeu com a construção de capelas nos povoados mais distantes: em 1943, inaugurou a Capela de São Pedro em Lagoa do Carneiro; 1945, São Francisco em Matriz; em 1961, Santo Antonio em São Gonçalo e São Miguel no Riacho da Prata; em 1966, Nossa Senhora de Fátima em Correguinho; em 1970, São João Batista em Celsolândia; e em 1978, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Araticuns.¹ ² ³
Em 1957. por ocasião da assinatura da lei que criou o município de Bela Cruz, Padre Odécio esteve presente entre as autoridades, discursando e demonstrando a importância daquele momento em nossa história.
![]() |
Monsenhor Waldir, Padre Valdery, Monsenhor Edson, Monsenhor Odécio e Padre Assis Rocha (Os três monsenhores já faleceram) |
Em 1992, comemorou-se simultaneamente o Cinquentenário da Paróquia e do Monsenhor. Demonstrando sinais de cansaço, já contando quase 76 anos, celebrou este momento único em que a comunidade teve a possibilidade de olhar para trás e reconhecer sua vida de luta em favor da nossa terra, dedicada sobretudo a expansão do Evangelho de Cristo entre nós.
Aos 17 de fevereiro de 1996, ao comemorar seus 80 Anos, Monsenhor Odécio entregou a Paróquia ao novo pároco Padre Manoel Rômulo Rocha, designado para seu sucessor pelo então Bispo D. Walfrido Teixeira Vieira. Foi assim marcado o fim do seu Paroquiato, longo, 54 anos de profunda dedicação ao nosso povo. Mesmo assim, Monsenhor Odécio foi mais além. Disse ele em seu discurso de entrega, parafraseando o Salmo 23: "Ao Senhor eu peço apenas uma só coisa e é só isso que desejo: é habitar na Casa do Senhor por toda a minha vida". Com estas palavras, declarou a Igreja belacruzense, que quando da sua partida, queria ser sepultado na Igreja Matriz, ao lado dos irmãos também sacerdotes Adonias e Joviniano Loiola Sampaio.
Agora, vigário emérito, Monsenhor continuou celebrando as 17h diariamente na Capela do Instituto Imaculada Conceição e aos domingos as 9h na Igreja Matriz.
Em 02/05/2000 com a transferência de Padre Rômulo Rocha para a paróquia de Meruoca, Monsenhor Odécio assumiu interinamente enquanto o Bispo D. Aldo Pagotto nomeasse o novo pároco.
Durante 6 meses preparou o povo para a chegada do novo Pastor. Com a chegada do novo pároco em 19/11/2000 (Padre João Vasconcelos), Monsenhor volta às suas atividades enquanto vigário emérito. Aos 85 anos, com boa saúde, continuava a fazer suas celebrações diariamente.
E esta é uma pequena síntese do Primeiro Paroquiato da nossa Bela Cruz. Monsenhor Odécio faleceu em 04 de julho de 2001, após sofrer um acidente. Após 12 dias de espera, nos quais a população belacruzense rezava e pedia a Deus sua cura, ele partiu deixando a todos com muita saudade. Seu sepultamento ocorreu em 05 de julho, na Igreja Matriz, conforme havia pedido.
Na próxima matéria, os acontecimentos do Segundo Paroquiato.
Boa leitura!
BIBLIOGRAFIA:
FREITAS, Vicente. Bela Cruz - Uma Biografia do Município. Disponível em:
http://publishing.yudu.com/Freedom/Afr8l/BELACRUZUmabiografia/resources/63.htm Acesso em 26 set. 2011, às 9h.
IMAGENS:
Monsenhores e Padres (sentados). Retirado de acarauprarecordar.blogspot.com (Totó Rios)
A Matriz até o ano 2005 - Arquivo Pessoal
Igreja Matriz de Novo Oriente-CE - Retirado de:
NOTAS:
¹A Capela de São José em Cajueirinho (que também foi criada por Padre Odécio) foi cedida a Paróquia de Santa Luzia da Jijoca, por ocasião de sua criação.
²Com a criação da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Itarema (Diocese de Itapipoca), a Paróquia de Bela Cruz cedeu cerca de 20% de seu território ao leste, inclusive a Capela de Aroeira.
³A Capela de São João - Celsolândia, em 2008, foi cedida à Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Acaraú. Em 2009, a mesma passou a sediar a Área Pastoral de mesmo nome, congregando várias comunidades pertencentes antes à Paróquia de Acaraú e de Bela Cruz.