Mapa do Ceará - Século XIX Destaque para Bela Cruz |
O espírito religioso sempre foi marca registrada do povo belacruzense que, como mencionado aqui, nasceu e se desenvolveu a sombra do primitivo cruzeiro. Assim, ao longo dos primeiros anos, a evangelização foi feita por missionários, vindo em missões, conhecidas popularmente como "desobrigas". Foram estes portanto os primeiros a contribuírem a formação cristã do nosso povo, ainda no século XVIII e XIX.
Segundo a tradição oral, o ardor missionário do povo desta região já se manifestava nas suas raízes, construindo ainda no século XVIII, no Alto da Genoveva, uma capelinha que foi dedicada a Imaculada Conceição. Desta forma, o povo viveu sua fé durante muitos anos, enquanto aguardava com muita fé a formação de uma paróquia naquela região.
No final do século XVIII, um missionário - Frei Vidal da Penha - em alusão ao cruzeiro que havia sido erguido, chamou aquele lugar de "Santa Cruz do Acaraú". Algumas fontes dão conta de que ele mesmo teria erguido o cruzeiro.
Sucessivas reformas foram feitas na primitiva capelinha no Alto da Genoveva, mas ultimamente resolveram por edificá-la no atual local, sobretudo pela proximidade com o Córrego da Ipueira, portanto, facilitando o acesso á água.
Com a criação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Acaraú em 1832, o povoado passou a ser capela da referida Paróquia, sendo assistido por seus párocos. Isto é fator importantíssimo: jamais podemos esquecer que Acaraú é nosso berço religioso e político. Nossas origens estão intimamente ligadas a este município. Observe que passamos 110 anos como parte desta Paróquia.
Só para situar:
- 1732 - Registros de primeiros habitantes no Alto da Genoveva, futura cidade de Bela Cruz. Construção da primeira capelinha no referido local.
- Séculos XVIII e XIX - missões redentoristas evangelizaram os primeiros habitantes.
- Fins do século XVIII - Frei Vidal da Penha muda o nome para "Santa Cruz do Acaraú".
- 1832 - Criação da Paróquia de Acaraú. A primitiva capelinha passa a pertencer aos domínios da nova Paróquia.
- 1894 - Padre Teotime M. de Vasconcelos faz uma reforma na capelinha.
- 10/11/1915 - O Papa Bento XV, através da Bula Papal Catholicae Religionis Bonum, cria a Diocese de Sobral, antes vinculada a Arquidiocese de Fortaleza.
- 1923 - Padre Joaquim Severiano realiza nova reforma na capelinha.
- 1931 - Em Acaraú, o Padre José Arteiro é morto.
- 1938 - A Associação Vicentina (fundada por Padre Sabino em 1932) dá início às obras de construção da capela de São Vicente de Paulo.
- 30/11/1941 - Na Solenidade de Santo André, é ordenado em Sobral pelas mãos de Dom José Tupinambá da Frota, Padre Odécio Loiola Sampaio, que seria depois enviado a recém-criada paróquia de Bela Cruz.
- 29/12/1941 - Dom José Tupinambá da Frota, primeiro bispo de Sobral, cria a paróquia Nossa Senhora da Conceição de Bela Cruz. A 31 de dezembro, nomeia o recém-formado Padre Odécio para primeiro pároco.
- 11/01/1942 - Instalação da Paróquia e Posse do primeiro Pastor.
Na próxima matéria, a criação da Paróquia e sua instalação.
NOTAS:
1. "acaraú", primitivamente "acaracu", de origem indígena, significa "rio das garças", pássaro abundante às suas margens, rendeu-lhe este nome. (Com informações de Nicodemos Araújo)
FONTES:
1. http://paroquiadeacarau.blogspot.com/ (blog da Paróquia de Acaraú - Totó Rios)
2. Saberes populares (histórias contadas pelos mais velhos)
3. Padre João Batista Rodrigues Vasconcelos/Diácono Agnaldo Timóteo da Silveira (Carta de Apresentação do livreto - Festa da Padroeira 2002 - Sexagenário da Paróquia)
4. Nicodemos Araújo. Livro: Cantos e Desencantos (Poema para o Rio Acaraú).
5. http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/ceara/belacruz.pdf (fonte: IBGE)
CRÉDITOS DA IMAGEM:
1. http://jacomunicacaobyacarau.blogspot.com/2011_02_01_archive.html
1. http://jacomunicacaobyacarau.blogspot.com/2011_02_01_archive.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário