sábado, 17 de setembro de 2011

Monsenhor Odécio Loiola Sampaio

Em 30 de junho de 2011, publiquei no blog "Marcos Araújo" o seguinte texto, em homenagem póstuma ao Monsenhor Odécio, por ocasião dos seus 10 anos de falecimento:


04 de Julho - 10 Anos sem Monsenhor Odécio



Impossível lembrar da história de Bela Cruz sem mencionar o nome de um dos seus maiores benfeitores, senão o maior: Monsenhor Odécio Loiola Sampaio. Neste mês de julho, completar-se-ão 10 anos de sua partida para o Pai. Como belacruzense nato e grande admirador deste incansável pastor, não poderia deixar de citar aqui um pouco da sua história.
Monsenhor Odécio
Odécio Loiola Sampaio nasceu em Crateús-CE, em 17 fevereiro de 1916, filho de Francisco Rodrigues Sampaio e Maria Inácia de Oliveira. Recebeu ali mesmo a educação primária e catequética, tendo vindo estudar no Seminário da Recém-Criada Diocese de Sobral. Tendo terminado o Curso de Filosofia, foi para Fortaleza concluir Teologia no Seminário da Prainha. 
NOTA: Antes da Diocese fundar o Seminário Imaculada Conceição - de Teologia, em Fortaleza, os Seminaristas concluíam o Curso na Prainha.
Odécio teve ainda dois irmãos que, assim como ele, ascenderam ao Sacerdócio: Adonias e Joviniano Loiola Sampaio.
Tendo concluído  os estudos necessários a sua formação presbiteral, recebeu as Ordens Sacerdotais das mãos de D. José Tupinambá da Frota, aos 30 de novembro de 1941, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Sobral.
Naquele mesmo ano, atendendo a uma necessidade de expandir a evangelização, D. José criou, a 29 de dezembro, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Bela Cruz, desmembrada da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Acaraú. Tendo feito assim, designou o neo-sacerdote Padre Odécio como pároco da nova paróquia, por um ano. A comitiva trazendo o Padre e o Bispo chegou a Bela Cruz na tarde do dia 11 de janeiro de 1942, quando foi proclamado para todo o povo os autos de criação da paróquia. Na comitiva estava presente o então vigário de Acaraú Monsenhor Sabino de Lima Feijão.
A Matriz de Bela Cruz antigamente! 
Ao chegar, percebeu a necessidade da construção de um novo templo, pois a capela não se encontrava em boas condições. Em 1945, foram iniciados os trabalhos de construção do novo templo, tendo ficado pronto pelos idos de 1948 e sendo inaugurado no mesmo ano. Este foi assim, o primeiro feito grandioso de Monsenhor Odécio pela nossa terra. 
Simultaneamente, Monsenhor Odécio dedicou-se a criação de capelas nos vilarejos e lugares mais populosos. Foram oito as capelas construídas por ele: 
1. Capela de São Pedro, em Lagoa dos Carneiros (29/06/1943);
2. Capela de São Francisco em Matriz (04/10/1945);
3. Capela de Santo Antonio em São Gonçalo (02/10/1961);
4. Capela de São Miguel em Riacho da Prata (12/11/1961);
5. Capela de São José em Cajueirinho (14/11/1965);
6. Capela de Nossa Senhora da Fátima em Correguinho (14/11/1966);
7. Capela de São João Batista em Celsolândia (02/08/1970);
8. Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Araticuns (02/07/1978).
(Fonte: Bela Cruz - Biografia do Município. Vicente Freitas. Disponível em: http://publishing.yudu.com/Freedom/Aaagl/BELACRUZ/resources/78.htm . Acesso em 30 jun. 2011 às 14:18)

Seguindo seu pastoreio, Padre Odécio entregou a comunidade belacruzense em 1960 o Instituto Imaculada Conceição, destinado a formação dos jovens do nosso município.  Entregou a direção do mesmo às Irmãs Filhas da Caridade (Vicentinas). Criou também o Internato Santa Luiza de Marilac e em 1988 inaugurou a Fundação Maria Inácia Loiola, uma entidade destinada a cuidar das crianças carentes de Bela Cruz. Por estes pontos, dá para perceber quão grande era sua preocupação com a educação. Além disso, ainda lecionou voluntariamente na formação da primeira turma de professores.
Em 1996, com 80 anos de vida e 55 de Sacerdócio, Monsenhor Odécio entregou o paroquiato. Na missa de entrega, falou abertamente do seu desejo de permanecer entre os belacruzenses após a sua morte, do desejo de ser sepultado na Igreja Matriz, utilizando uma passagem do Salmo 22: "Ao Senhor eu peço apenas uma só coisa e é isso que desejo: é habitar na casa do senhor por toda a minha vida!"
Durante o paroquiato do Padre Manoel Rômulo Rocha (02/1996 a 05/2000), o Monsenhor emérito, continuou a celebrar diariamente na Capela do IIC e aos domingos, ás 9h da manhã. Ainda lembro de sua convicção ao falar, de sua pregação, permeada de zelo pastoral pela Igreja. 
Com a saída de Padre Rômulo para a paróquia de Meruoca em maio de 2000, e estando a Paróquia vacante, assumiu novamente o posto de pároco até a chegada do Padre João Batista Rodrigues Vasconcelos, em 19 de novembro de 2000.
Em fins de junho de 2001, durante um passeio à praia com sua família, a barraca em que estava caiu e o machucou gravemente, sendo transferido para Sobral para ser cuidado. Após 12 dias de muitas expectativas, de desejo ansioso pela sua recuperação por parte da família e dos seus paroquianos, na tarde de 04 de julho, às 15h os sinos da Matriz tocaram. Não para anunciar a Missa ou outro acontecimento, mas com a triste notícia de que nosso grande Monsenhor Odécio já havia partido.
E esse é um pouco da história desta união, que duraria um ano e transformou-se em 59 anos e 6 meses de muito amor e dedicação. Conforme havia pedido, seu corpo foi sepultado e jaz na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, ao lado dos irmãos Adonias e Joviniano.
Vista do Prédio do Centro Pastoral Monsenhor Odécio
Em 2003, o prédio que antes havia abrigado o Internato Santa Luiza de Marilac foi completamente reformado e reinaugurado em 14 de setembro, com o nome de Centro Pastoral Monsenhor Odécio, para servir de apoio aos movimentos e grupos religiosos.
A Matriz de Bela Cruz hoje


















Entre 2005 e 2006, a Igreja Matriz foi totalmente reformada e procurou-se manter as características originais, bem como outras foram recuperadas, como as pinturas no forro.
Nestes 10 anos de sua partida, prestamos a ele nossa sincera homenagem e nossos sinceros agradecimentos pela sua contribuição com a história, a religião, a cultura da nossa Bela Cruz."


Postado originalmente em: http://marquinhosaraujo13.blogspot.com/2011/06/04-de-julho-10-anos-sem-monsenhor.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paróquia de Bela Cruz recebe quinto pároco - Pe. Francisco Cláudio

Foi empossado na noite deste sábado (03) o quinto pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Bela Cruz Pe. Francisco Cláudio do Na...