sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Primórdios de Bela Cruz

De acordo com o que diz a tradição oral, a primeira habitante de Bela Cruz teria sido uma mulata conhecida pelo nome de Genoveva, que teria habitado às colinas que ficam nas proximidades da Lagoa de Santa Cruz, mais ou menos pelos idos de 1730. Os historiadores porém, admitem que aquela região já havia sido concedida em sesmarias a portugueses ainda no século XVII. Assim, o primeiro topônimo da cidade foi "Alto da Genoveva". No século XIX, foi batizada de "Santa Cruz do Acaraú", pois durante as missões, havia sido erguido um grande cruzeiro de madeira, sob a égide do qual, cresceu e se desenvolveu o povoado. Em 1938, através do Decreto Federal 311, passou a categoria de Vila e ganhou o nome que permanece até hoje: "Bela Cruz".
Política - Após a passagem a Vila, em 1938, contaram-se 19 anos ainda ligada ao município de Acaraú. Em 23 de fevereiro de 1957, o governador Paulo Sarasate assinou a lei que criava o novo município de Bela Cruz. 
Religiosidade - A história de Bela Cruz está intimamente ligada a religião católica: foram os freis os primeiros a evangelizar aquelas terras. Com a criação da Paróquia de Acaraú, no século XIX, passou a ser capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Passou a paróquia em 29 de dezembro de 1941, através do Decreto que D. José Tupinambá da Frota assinou, erguendo a mesma em 11 de janeiro de 1942 e nomeando para seu primeiro pastor Monsenhor Odécio Loiola Sampaio.
Nas próximas publicações, vamos conhecer mais sobre a história da Paróquia que, ano que vem, celebrará 70 anos de Evangelização.


Fontes: Folhetos da Paróquia/ wikipedia.org/bela_cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paróquia de Bela Cruz recebe quinto pároco - Pe. Francisco Cláudio

Foi empossado na noite deste sábado (03) o quinto pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Bela Cruz Pe. Francisco Cláudio do Na...